sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Água é Vida

A ONU ( Organização das Nações Unidas), alerta que em 2050 mais de 2 bilhões de pessoas em 48 países poderão ficar sem água. O planeta Terra tem dois terço de água, porém 1% dessa  água é própria para consumo.

Os grandes responsáveis pelo comprometimento da escassez de água no planeta são a industria e a agricultura, que, juntas, consomem cerca de 70% da quantidade disponível no planeta, segundo dados da ONU.

Atualmente 1,1 bilhão de pessoas não usam ou consomem água potável. Fora isso, aproximadamente 5 milhões morrem por ano devido à contaminação da água, de modo que as crianças são as maiores vítimas.

Saneamento Básico no Brasil

 O saneamento básico é de grande importância para a saúde e ao meio ambiente. No Brasil, o tratamento de água e esgoto é precário. Metade da população não conta com redes de coletas de esgoto e 80% dos resíduos gerados são jogados diretamente nos rios, sem passar por qualquer tipo de tratamento.

A falta de tratamento acarreta em doenças como a diarréia, febre tifoide, malária, cólera, micoses e etc. Essas doenças geram milhares de mortes anualmente.

No Brasil, são mais de 28 mil mortes por ano pelo uso de água contaminada, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Podemos, portanto, chegar a conclusão que sem água tratada não há saúde e sem sáude não há vida.

Hoje é dia do Blog Action Day. O tema desse ano é a água. Blogueiros de todo mundo estão participando dessa iniciativa. Você também pode ajudar nessa luta por água limpa, e para todas as nações, assinando a petição de apoio ao esforço da ONU.

Para assinar a petição acessem: http://blogactionday.change.org/sign-petition

6 comentários:

  1. Sabe o filme que te falei, do Denzel Washington? Fala também da escassez de água num futuro próximo, pós-guerra. É massa!

    Mas é isso aí, bora cada um fazer sua parte, e muito acaba sendo feito.

    Beijos, menino!

    ResponderExcluir
  2. Oi Uelton
    Importante texto sobre a água e sua escassez futura.Precisamos nos conscientizar cada vez mais.
    Acessei o blog e vou levando o selinho pra sugerir que outros apoiem também.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito importante pensar na água e no tratamento que devemos dar à ela.Repensar hábitos...abraços,chica

    ResponderExcluir
  4. E investindo em saneamento basico se economiza em despesas médicas bem maiores do o valor investido no saneamento básico...


    Hua, kkk, ha, ha, a minah risadinha padrão escapou, todas as risadas eu ai colocar o padrão, mas algumas eu resistir, mas nesta acabou saindo...

    Na verdade, as três nobre almas sou eu, é como se fosse a ordem do meus pensamentos, é claro, sem me tratar da terceira e pessoa, ou com multiplas personalidades.

    Todo mundo acertou, pois na verdade, são tudo partes de minha personalidade, os meus "eus" principais.

    Fiz isto por dois motivos:

    Primeiro: Saber como cada um me vê (hua, kkk, ha, ha, com as respostas de alguns eu fiquei supreso), porque era literalmente um grando em branco para cada pessoa, que então preenchi com o que passei de mais importante para ela.

    Segundo: Demonstrar como eu penso, pois eu acabo realizando alguma tarefa, mas ao mesmo tempo, o meu pensamento roda solto (é claro que para tarefas que não exija concentração, não quero que confundo os momentos como aquela piada sem graça diz "hah, tem de limpar a parede" quando está num momento mais intimo), muita vezes, quando eu saio com Botafogo fico pensando na vida, sobre as possibilidades possiveis e impossiveis.

    E bom final de semana para ti menino.

    Fique com Deus, menino Uelton.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Uelton!A água é um assunto uqe me preocupa muito, ainda mais sabendo uqe a maior reserva de água do mundo está aqui no Brasil e saber que os nossos governantes não estão nem ai, e as pessoas também não tem muita consciÊncia disso e usam a água como se fosse algo infinito.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi,Uelton!Passnado para desejar-lhe um ótimo domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir