sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Doe Sangue,salve vidas!


No Brasil apenas 1,5% da população doa sangue, e diariamente são precisos mais 5500 litros de sangue para suprir todos os hospitais e clínicas que necessitam de transfusão de sangue.

Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, pois a doação de sangue salva vidas, e até você poderá precisar de sangue uma vez na vida.

Para doar sangue é necessário que:

Tenham boas condições de saúde;
Tenham entre 18 e 60 anos; Pesem, no mínimo, 50 quilos;
Não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
Tenham dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas;
Não sejam usuários de drogas;
Não tenham múltiplos parceiros;
Não tenham doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal ou epilepsia;
Nunca tenham tido doenças de chagas ou malária;
Não tenham contraído sífilis, hepatite e não tenham tido contato com o inseto barbeiro;
Mas existem alguns impedimentos temporários como: Estar grávida ou amamentando;
Estiver em situação pós cirúrgica, onde é permitido só depois de 6 meses de recuperação;
Tiver realizado parto normal ou ter sofrido algum aborto há 3 meses;
Homens que fizeram doações devem esperar um prazo de 60 dias para doar novamente, já mulheres devem esperar por 90 dias para fazer a próxima doação;


Este blogueiro doa sangue, pelo menos uma vez ao ano, doar sangue não dói nada e é super seguro.

Pense nisso!!

6 comentários:

  1. Olá,Uelton!
    Doar sangue é doar vida,ainda mais neste período de carnaval,onde há tanta necessidade.
    Como vc bem disse,deve ser um hábito.
    Eu sonhava em fazer 18 anos para fazer doação,fiz até os 25,aonde por problemas de saúde,devido a um quadro de anemia,sem cura,não pude mais.
    Bela iniciativa!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Ai Uelton, utilidade publica no blog, rsrs, é isso ai parabens pela iniciativa e pelas otimas informações ai postadas, eu cara pra falar a verdade não faço doação de sangue não, sei lá cara, acho que já bebi tanto na minha vida que devo ter o sangue contaminado, hauahuahuahua. Mas assim cara depois que eu morrer vou doar tudo que puderem aproveitar dos meus orgãos, isso todos da minha familia estão cientes.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  3. Eu já doei, mas agora ando com umas taxas baixas e não pude doar. Minha filha quando fez 18 anos disse logo que queria doar, achei bem interessante a consciência dela. Mas tb não pode.

    Bom carnaval, e continue com ações assim.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Não sei se entrou o comentário.Acho que não. Coloco novamente...

    Bela iniciativa essa de doar. Já fui doadora, hoje não posso mais.

    Um abração e que todos tenham um lindo e calmo carnaval. O meu será tranquilo(ESPERO) em casa e a folia,só a dos guris por aqui! chica

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!!

    Ótima postagem. Se todos se conscientizassem dessa importância, como seria diferente as coisas, não é?
    O bom é que ainda existem pessoas que pensam como você.

    Estou contigo e não abro.

    Ótimo feriadão pra vc.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu gostaria de doar, mas quem tem problema de coração nõa pode doar...

    Fique com Deus, menino Uelton.
    Um abraço.

    ResponderExcluir