domingo, 10 de janeiro de 2010

Direitos Humanos

E a polêmica está gerada, tudo por causa do sexto capítulo do Plano de Direitos Humanos, anunciado por Lula no dia 21 e publicado no "Diário Oficial da União", no dia seguinte, com 180 páginas.

E o por que da polêmica?

Simples, porque nesse plano é necessário que se crie uma "Comissão da verdade", onde terá o dever de investigar e apurar crimes cometidos durante o regime militar (1964-1985).

Os primeiros a reclamar foram os militares ,que se sentiram ofendidos com a suposta investigação, até o Ministro da Defesa Nelson Jobim, falou que entregaria o cargo caso não ocorresse modificações com a Comissão da Verdade.

É óbvio que vasculhar os arquivos da ditadura é colocar o dedo na ferida dos militares.

Mas não podemos esquecer que justiça tem que ser feita, pois existem famílias que ainda procuram os corpos de entes queridos, que passados mais de 40 anos, não foram encontrados, e em respeito a esses familiares é mais que necessário investigar e apurar as milhares de torturas e os desaparecimentos que ocorreram durante a era militar.

2 comentários:

  1. Olá,Uelton!
    Seu post veio fechar com chave de ouro a trilha sonora que ficou em minha mente ontem durante o dia.

    "Num tempo
    Página infeliz da nossa
    história
    Passagem desbotada na
    memória
    Das nossas novas
    gerações
    Dormia
    A nossa pátria mãe tão
    distraída
    Sem perceber que era
    subtraída
    Em tenebrosas
    transações"
    (Vai passar/Chico Buarque)

    Bjs!
    p.s:Adicionei aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Eis ai uma da piores paginas da historia de nosso País, a Ditadura Militar foi muito cruel e desumana, infelizmente é muito dificil de se investigar crimes que aconteceram a uma hora atras imagina voce, investigar e apurar crimes de decadas passadas, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir